sexta-feira, 12 de novembro de 2010

FESTZOOM


Festzoom é o Festival Teen de Cinema, TV e Novas Mídias que vai acontecer nos próximos dias 12 a 18 de novembro, aqui no Rio de Janeiro. O evento apresentará atividades voltadas para o público jovem, como: sessão de cinema, oficinas, palestras e atividades lúdicas culturais. 

As sessões de cinema ocorrerão entre 19h e 21h e depois vai rolar aqueeeela partyyy maneira! A Zoom Party vai invadir a sala de cinema transformando-a em pista de dança, mas tem que correr para conseguir ingresso pois só 100 espectadores vão participar de cada festa dos filmes. Então corram para o twitter @FestZoom para conseguir ingressos para a abertura.

A abertura do festival conta com a exibição do filme "Desenrola" de Rosane Svartman, que estréia em Janeiro.

Dentre as oficinas teremos:

Oficina de Roteiro (15 a 18 anos) com Patrícia Moretzsohn: Voltada para jovens até 18 anos, a mini oficina de introdução ao Roteiro introduzirá o aluno nos elementos básicos para roteiro televisivo, tais como: O que é um roteiro? Como construir os personagens? Como construir uma história?  17 e 18 de novembro às 14h. CDI Francisco. Rua dos Arcos, 24, Lapa. (Fundição Progresso)

Oficina de animação (13 a 16 anos) com Anima Mundi: A ideia da oficina é oferecer atividades condensadas, resultando várias cenas de animação feitas pelos participantes do livro. Além disso, os participantes irão elaboram um roteiro e produzir as cenas de animação com técnicas variadas, podendo utilizar modelagem em massinha, objetos ou o próprio corpo. 16 de novembro às 14h, Anima Mundi Studio. Elvira Machado, 5. Botafogo

Oficina de interpretação (14 a 18 anos) com Gustavo Acioli: A ideia central da oficina é transmitir os conceitos e exercícios que trarão maior consciência da técnica e da linguagem de atuação diante da câmera. 16, 17 e 18 de novembro às 13h. Solar de Botafogo, Rua General Polidoro, 180, Botafogo.

Oficina de Produção em Novas Mídias (15 a 19 anos) com Cavi Borges: Todos os processos de criação de roteiros e produção para suporte variados em web e celular serão abordados na oficina. Além disso, prevê a realização de vídeo do minuto, que será exibido na Mostra Oficinando, no encerramento do Festival. 16 e 17 de novembro, às 13h. Solar de Botafogo, Rua General Polidoro, 180, Botafogo.


E aqui vocês podem concorrerem a vagas para participar das oficinas, é só deixar um comentário com nome, email e qual seu filme nacional favorito, além de ser seguidor do blog, até dia 15. E depois irei fazer um sorteio.

Essa é uma parceria com Núcleo da Idéia!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ministério da Cultura


Juca Ferreira from FLi Multimídia on Vimeo.


Estamos na fase de transição dos ministros que ocuparam o cargo nos respectivos Ministérios. Dilma já disse para sua equipe que gostaria que 1/3 dos Ministérios fossem ocupados por mulheres, cumprindo assim com uma de suas propostas que é lutar pela valorização das mulheres no mercado de trabalho. 

A respeito do Ministério da Cultura atualmente Juca Ferreira é quem está no comando. 

João Luiz Silva Ferreira, mais conhecido como Juca Ferreira (Salvador31 de janeiro de 1949) é um sociólogo e político brasileiroEm 1968, foi eleito presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), pouco antes da promulgação do AI-5 (que fechou a UBES entre outras deliberações). Foi duas vezes vereador de Salvador, de 1993 a 1996 e de 2000 a 2004, e foi convidado por seu antecessor Gilberto Gil para integrar o Ministério da Cultura no início do governo Lula, em 2003. É o atual ministro da Cultura, tendo assumido a pasta interinamente em 30 de julho de 2008, após a renúncia de Gilberto Gil. Foi empossado oficialmente no cargo em 28 de agosto de 2008.


Tem uma galera ai fazendo a CAMPANHA FICA JUCA pela sua permanencia no Ministério. Mas alguns nomes estão sendo apresentados como alternativas, dentre eles encontram-se: Emir Sader, sociólogo Marilena Chaui, filósofa Marcos Vilaça, presidente da Academia Brasileira de Letras, Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores Ideli Salvatti (PT-SC), senadora Angelo Vanhoni (PT-PR), deputado, Ângelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto Fernando Morais, escritor, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), deputada, José de Abreu, ator Wagner Tiso, músico.

Bem dentre os nomes apresentados o único que me atraiu um pouquinho foi Marilena Chauí, mas Juca Ferreira continuar também não é uma má ideia. Durante esse tempo no comando Juca Ferreira elaborou bons projetos, alguns ainda estão em tramitação no Congresso Nacional. Hoje o Plano Nacional de Cultura foi aprovado tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira.


Juquinha já até se acabou no funk rsrsrs pois ele acredita que o FUNK é uma manifestação cultural popular legítima:


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dia Nacional da Cultura Brasileira


5 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Cultura Brasileira, mas aliás o que é Cultura?

Entende-se muita coisa por cultura. Na maioria da vezes ela está associada ao estudo, educação, formação escolar. Outras vezes se fala em cultura para se referir às manifestações artísticas, como teatro, música, pintura, escultura. Outras vezes, ao se falar na cultura da nossa época ela é quase identificada com os meios de comunicação de massa, tais como o rádio, o cinema, a televisão. Ou então a cultura diz respeito às festas e cerimônias tradicionais, às lendas e crenças de um povo, ou a seu modo de se vestir, à sua comida a seu idioma.

duas concepções básicas de cultura: a primeira remete a todos os aspectos de uma realidade social; e a segunda refere-se especificamente ao conhecimento, às idéias e crenças de um povo.

Cultura é palavra de origem latina e em seu significado original está ligada às atividades agrícolas. Vem do verbo latino colere, que quer dizer cultivar. Pensadores romanos antigos ampliaram esse significado e usaram para se referir ao refinamento pessoal, e isso está presente na expressão cultura da alma. Como sinônimo de refinamento, sofisticação pessoal, educação elaborada de uma pessoa, cultura foi usada constantemente desde então e é até hoje.

A concepção de cultura está ligada as construções das nações modernas. Cultura são todas as maneiras de existência de vida humana.


Cultura competia com a idéia de civilização. Porém civilização faz referencia as sociedades poderosas, e cultura tem como referencia a humanidade, e dá conta de suas  particularidades da realidade cultural.

Importante salientar que não há superioridade ou inferioridade de culturas, pois cada cultura tem sua própria verdade, e aderir esse tipo de hierarquização para classificar as culturas é impossível dada a multiplicidade de critérios culturais. Este é um pensamento totalmente etnocêntrico.

Concluimos, já que cultura é uma rede que engloba diversos aspectos como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas ... que é impossível que qualquer indivíduo não tenha cultura, pois ninguém nasce e permanece fora de um contexto social.

Fonte: SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura? São Paulo: Brasiliense, 2006.