quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Era e-book



A revolução digital chegou na literatura, livrarias como Saraiva e Livraria da Cultura já disponiblizaram em seus sites livros para baixar, alguns pagos e outros grátis. Além das livrarias você já pode encontrar diversos sites que disponibilizam Autores de A a Z para baixar. É muito simples, rápido e fácil. Eu indico o Rei do Ebook.

Do meu ponto de vista, pontos positivos:
  • não gastar dinheiro se for 0800, se for pago as pesquisas apontam que os preços do ebook são mais em conta;
  • economiza espaço na estante;
  • economiza papel (bom para o meio ambiente)
  • você acordou com vontade de ler Clarice Lispector, com um clique você mata sua vontade, ou se você acordou mais para Fernado Pessoa, só mais um clique e pronto, Fernandinho todinho pra você
Pontos negativos:
  • acho que se o mundo digital dominar de vez as fases básicas do aprendizado, principalmente em relação a escrita, a tendência é que as letras das crianças fiquem cada vez mais precárias, com os erros de ortografia e gramática piores;
Minha lista tá começando a ficar grandinha, apesar de estar lendo Clarice Lispector no tradicional livro de papel, Jane Austen, Oscar Wilde, Charles Bukowski e outros livros acadêmicos me aguardam ansiosamente.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cru

Ontem fui ver uma das peças do XVII Festival de Teatro do Rio organizado pela Universidade Veiga de Almeida. A peça de ontem se chamava Cru:

Grupo: Cia Plágio de Teatro (Brasilia/DF)
Direção: Alexandre Ribondi
Debate mediado por: Guti Fraga
Resumo: Peça escrita por Alexandre Ribondi, Cru conta a história de um forasteiro recém chegado em Brasília chamado Zé. Ele entra no açougue cuja dona é um travesti conhecido como Frutinha e pergunta por Cunha, um pistoleiro que aceita quase todos os tipos de negócio. O encontro entre esses três personagens traz uma reflexão sobre as violências vividas na sociedade brasileira.

Com um pouco de humor, apesar desta nunca ter sido a intenção do autor, mas com muita seriedade, o objetivo do autor era refletir como a violência pode ser gerada não só por conflitos sociais, miséria, dentre outras justificativas, mas como outros fatores podem contribuir para tornar uma pessoa violenta. O autor dedica a peça ao seu sobrinho, que vivia numa família classe média onde não convivia com nenhum tipo de violência, mas se tornou traficante de drogas. Antes da peça estreiar ele foi assassinado pela polícia.

A peça de hoje é:
17/09 | Sexta, às 20h – A Metamorfose
Grupo: Teatro Experimental de Artes (Caruaru/PE)
Direção: Fábio Pascoal
Debate mediado por: Mauricio Gonçalves
Resumo: A peça, baseada na obra de Kafka, conta a história de Gregor Samsa que em um manhã, ao acordar para o trabalho, vê que se transformou em um inseto. A metamorfose transforma a rotina do protagonista, que passa a viver uma nova rotina na qual deve permanecer em casa e distante de qualquer visita. Aos poucos os outros personagens se acostumam com a nova forma de Gregor e passam a conviver com ela, cada um ao seu jeito. Ao final, com a morte do inseto, todos se aliviam.

As senhas são distribuídas a partir das 18h30. Achei que vale muito a pena. 

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

XVII Festival de Teatro do Rio



Começou dia 14 e vai até 23 de setembro, o evento fará uma homenagem a Marieta Severo. Com entrada gratuita o evento reuni peças de teatro de vários Estados, fora as oficinas, palestras e debates, além dos prêmios dados aos participantes em diversas categorias.

Local: Casa de Cultura Laura Alvim. Av. Vieira Souto, 176, Ipanema.

Maiores informações: http://www.uva.br/festivaldeteatrodorio/xvii-edicao-2010-marieta-severo.htm

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Festival do Rio

De 23 de setembro a 7 de outubro vai estar rolando o maior festival de cinema da América Latina, o Festival do Rio 2010. Eu ñ sou nenhuma fanática por cinema, mas parece ter filmes maravilhosos. Nunca consegui ir a um Festival de cinema, esse será o primeiro.

O passaporte com 20 ou 50 ingressos começaram a ser vendidos no último domingo (12/09), no site www.grupoestacao.com.br 
 
Sexta começa a venda dos ingressos avulsos no www.ingresso.com e a partir de segundo na Central de Vendas: Espaço de Cinema na rua Voluntários da Pátria 

Siga: @festivaldorio