sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dia Nacional da Cultura Brasileira


5 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Cultura Brasileira, mas aliás o que é Cultura?

Entende-se muita coisa por cultura. Na maioria da vezes ela está associada ao estudo, educação, formação escolar. Outras vezes se fala em cultura para se referir às manifestações artísticas, como teatro, música, pintura, escultura. Outras vezes, ao se falar na cultura da nossa época ela é quase identificada com os meios de comunicação de massa, tais como o rádio, o cinema, a televisão. Ou então a cultura diz respeito às festas e cerimônias tradicionais, às lendas e crenças de um povo, ou a seu modo de se vestir, à sua comida a seu idioma.

duas concepções básicas de cultura: a primeira remete a todos os aspectos de uma realidade social; e a segunda refere-se especificamente ao conhecimento, às idéias e crenças de um povo.

Cultura é palavra de origem latina e em seu significado original está ligada às atividades agrícolas. Vem do verbo latino colere, que quer dizer cultivar. Pensadores romanos antigos ampliaram esse significado e usaram para se referir ao refinamento pessoal, e isso está presente na expressão cultura da alma. Como sinônimo de refinamento, sofisticação pessoal, educação elaborada de uma pessoa, cultura foi usada constantemente desde então e é até hoje.

A concepção de cultura está ligada as construções das nações modernas. Cultura são todas as maneiras de existência de vida humana.


Cultura competia com a idéia de civilização. Porém civilização faz referencia as sociedades poderosas, e cultura tem como referencia a humanidade, e dá conta de suas  particularidades da realidade cultural.

Importante salientar que não há superioridade ou inferioridade de culturas, pois cada cultura tem sua própria verdade, e aderir esse tipo de hierarquização para classificar as culturas é impossível dada a multiplicidade de critérios culturais. Este é um pensamento totalmente etnocêntrico.

Concluimos, já que cultura é uma rede que engloba diversos aspectos como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas ... que é impossível que qualquer indivíduo não tenha cultura, pois ninguém nasce e permanece fora de um contexto social.

Fonte: SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura? São Paulo: Brasiliense, 2006.

Um comentário:

Luzinha disse...

Não sabia disso....vivendo e aprendendo. E quem falou que blog não é cultura né