quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Teatro


O vocábulo grego Théatron estabelece o lugar físico do espectador, "lugar onde se vê". Entretanto o teatro também é o lugar onde acontece o drama frente aos espectadores, complemento real e imaginário que acontece no local de representação. Ele surgiu, supõe-se, na Grécia antiga, no século IV a.C..

Toda reflexão que tenha o drama como objeto precisa se apoiar numa tríade teatral: quem vê, o que se vê, e o imaginado. O teatro é um fenômeno que existe nos espaços do presente e do imaginário, e nos tempos individuais e coletivos que se formam neste espaço.

O teatro é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.

( fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro )

Começo prostestando por um Teatro mais barato, há milhares de peças maravilhosas por ai, mas os preços são tão bizarros que acabam fazendo vc desistir de ir, principalmente os teatros da zona sul. Amo teatro, mas confesso que devo ir mais vezes, a última peça q vi, acho q foi em abril do ano passado, chamada "Casar pra que? Um amor de comédia", muito boa a peça, e foi lá no Teatro Suassuna, lá na Barra da Tijuca!

A peça que quero muito ir ver é Não sou feliz mas tenho marido, vai estar dia 6,7 e 8 no Canecão, nem quero ver o preço rsrsr .. ou melhor vou ver sim e ai já comunico a vcs (pausa) HA HA HA ... é acho q vai ficar pra próxima, o setor mais barato é R$60 (poltranas numeradas) q ficam laaaaaaaaaaá na lateral do palco ... terei uma bela visão ... ooooh!!!!

É gente, mas pra quem gosta de teatro, não tem problemas com o bolso neh, essas são as peças que estão em cartaz:

Dona Flor e Seus Dois maridos no Teatro dos Grandes Atores;
A proposta - Teatro Casa da Gávea
Ensina-me a Viver - Teatro do Leblon, Sala Cecília Meireles, com Glória Menezes.




Muito obrigada pelos selos Natalia!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Literatura


Literatura pode ser definida como a arte de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; a carreira das letras.

A palavra Literatura vem do latim "litterae" que significa "letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a literatura inglesa, literatura portuguesa, etc.

( fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura )

Qnt a literatura confesso que deveria me dedicar mais, mas é q jah tenho tanta coisa pra ler na faculdade que não dá tempo, mas já tem dois livros na lista de espera de literatura inglesa para eu ler, dos autores Oscar Wilde e Jane Austen.

Esse link tem todos os blocos q vão rolar nos próximos dias

http://www.barradatijuca.com.br/revista/index.php/blocos-de-carnaval-de-rua-rio-de-janeiro-carnaval-2009/

Essa semana tah rolando também o Fórum Social Mundial 2009 em Belém que é um evento plural, diversificado, não-governamental e não-partidário, onde são debatidos ações para a construção de um mundo mais solidário, democrático e justo.

Pra saber mais acesse: http://www.fsm2009amazonia.org.br/

Bjus e não esqueçam da enquete galera!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Escultura


Escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto.

Vários materiais se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira. Embora possam ser utilizadas para representar qualquer coisa, ou até coisa nenhuma, tradicionalmente o objetivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade antropomórfica. É considerada a terceira das artes clássicas.

( fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura )

Acho que a primeira imagem que vem na nossa cabeça qnd se fala em escultura são dos deuses gregos, como a imagem que eu postei acima da Venus de Milo que se encontra no Museu do Louvre (um dia ainda vou lá, só pra jogar na cara do meu professor de história antiga rsrs, ele fala que vai no Louvre como se fosse ali em Cabo Frio, rsrsrs, mas tb pelo fato de ser um lugar atolado de culturas). Porém, tem tb as esculturas de areia q eu particularmente amo, acho super criativo. Ontem mesmo tava na praia vi uma escultura linda, em homenagem ao carnaval, tinha a Lapa, o cristo redentor, a praia de ipanema, e uma mulher com o corpo escultural deitada, lindo, lindo. Dei muito mole de não ter tirado uma foto, mas é q eu tava em ritmo de carnaval mesmo pq tava indo p/o bloco ai nem me liguei nessas coisas!!!

O toque de hj é pra vcs curtirem todos os blocos pré-carnaval do RJ mesmo, esse fds foi perfeito fui para o Bloco Vira-lata e depois a gente partiu pra Laranjeiras no Bloco Volta Alice, e voltando pra casa tinha vários outros ensaios pelas ruas do Rj, cacem bastante, até no seu próprio bairro deve ter um maneiro!!!

Ah e pra quem tem interesse por cinema os cinco melhores filmes indicados para o Oscar são: 'O curioso caso de Benjamin Button', 'O leitor', 'Quem quer ser um milionário', 'Milk - A voz da liberdade' e 'Frost/Nixon'

Bjus e não esquecem de responderem a enquete ao lado!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Pintura


A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.

Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos). A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes; muitas das obras de arte mais importantes do mundo, tais como a Mona Lisa, são pinturas a óleo.

Diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele apropria-se principalmente de materiais secos.

No entanto, há controvérsias sobre essa definição de pintura. Com a variedade de experiências entre diferentes meios e o uso da tecnologia digital, a idéia de que pintura não precisa se limitar à aplicação do "pigmento em forma líquida". Atualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para a representação visual através das cores. Mesmo assim, a definição tradicional de pintura não deve ser ignorada.

( fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura )

Bem quanto a pintura ou desenho nunca tive muito dom pra essa arte não, meus desenhos são péssimo, qnd era criança até tentei ser uma profissional no desenho, mas eu desisti vi que aquilo não era pra mim mesmo!!! rsrsrs Admiro muito quem tem esse dom, pois tem muita coisa boa produzida por ai!

Quanto ao toque de hj, essa semana li em todos os lugares,e ouvi falar muito sobre a tal da cultura digital, até o papa agora tem um canal no youtube ( http://www.youtube.com/user/vaticanit ), e tb essa semana está rolado o Campus Party que "é considerado o maior evento de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico em rede do mundo." E está acontecendo em SP.

Realmente a tecnologia, o mundo digital, essa fascinação por viajar no mundo da web virou um tipo de cultura.

Então o meu toque de hj é esse pra quem quiser saber mais sobre o Campus Party é só acessar o site http://www.campus-party.com.br/index.php/home.html

Beijos! Voltem sempre e não esqueçam de responderem a enquete ao lado ok!!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Dança!!!


A dança é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculado das particularidades do teatro.

As modalidades de dança são diversas: balé,sapateado,flamenco,salsa,forró,jazz,valsa, carimbó ...

( fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a )

Percebe então que a dança está acoplada na música neh, e eu como adoro música é quase impossível não gostar de dançar rsrsrs. Eu amo dançar, tenho trauma de infância pq minha mãe nunca pode pagar um curso de balé, sapateado, jazz, pra mim rsrsrs (eh... queria fazer isso tudo mesmo), tadinha mas eu sempre a compreendi!!!

Eu vivo dançando rsrs, se tou parada um segundo, pelo menos os pés eu mecho,e se escuto uma música entaum rsrsrs. Minha mãe q diz "eita parece que foi feita dançando" ... ai eu já naum sei neh meus caros rsrs, só ela mesmo sabe!! Cara fico na rave, sem balinha, 24h dançando sem parar, no máximo um álcoolzinho pra animar um pouco mais. A última vez que dancei muito, assim sem parar foi sábado na mocidade, minha gente sambei até 5h da manhã qnd a bateria me expulsou rsrsrs.

E por falar nisso esse é o meu toque pra quem adorar dançar e principalmente sambar, vão a um escola de samba, qq uma, os ensaios estão maravilhosos!!!

Obrigado pelo pessoal que está passando aqui, por estarem gostando do meu blog! Voltem sempre e não esqueçam de responderem a enquete ao lado ok!!

Bejus

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Música!!!!


A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) constitui-se basicamente de uma sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Actualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.

A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapeutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais.

Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma actividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humanas.

(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica )

Eu amo todos os estilos musicais, mas é claro q eu tb tenho os meus preferidos! Qual estilo que vcs mais gostam??

Por falar em música, uma dica esperta, carinha nova na MPB é Silvia Machete que veio para arrasar, pra fazer a diferença nos palcos desse país e mundo! Pra quem quiser conhecer um pouco dela dias 24 e 31 de janeiro ela vai estar realizando shows no SESC de copacabana. Fui no show dela no último dia 13/01 no Teatro Rival e ameeeei, a única coisa chata foi pq era show com mesa, aaah chatão, naum gosto naum, eu gosto de dançar, me acabar em um show!



toda bebada canta:
http://www.youtube.com/watch?v=gi782TCxScs&feature=channel_page

esse é um link de uma das músicas dela!!

www.silviamachete.com.br

E esse é o link do site dela!

E mais um toque é que já começaram muitos ensaios dos blocos do RJ, e domingo às 11h no posto 12 tem o BLOCO VIRA-LATA, vale a pena ir conferir!

Beijuus

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Este blog tem a intenção de informar sobre tudo o que está rolando no mundo cultural, mostrar que mundo é esse, sem preconceito e discriminação porque cultura são diversas coisas e pode ser definida de diversas maneiras.

Pra inaugurar o post vou falar um pouco das sete artes, que são: Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura, Teatro e Cinema. Elas não apresentam uma ordem definida, apenas o cinema é conhecido como a sétima arte, mas não se sabe bem o porque. Deve ser porque o povo gosta rsrsrs!!!

Ao lado tem uma enquete onde eu pergunto qual das sete artes que vcs tem mais interesses, é pra eu saber um pouquinho sobre o que postar mais, porém vou estar sempre postando algo sobre todas as artes!!

Vlw, e voltem sempre!!

BlogBlogs.Com.Br